Blog Não Artístico. Este blog é exclusivamente para assunto de Entretenimento Religioso.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Apócrifos. Contos dos Patriarcas

(5) CONTOS DOS PATRIARCAS
   Paráfrase
Frag.1 Col. 1
Tu deverias deixar sua raiva e suas lágrimas (?)... e quem é o homem que... a fúria de sua raiva... e esses que foram destruídos e mortos, roubados e... e agora eu detive os prisioneiros... o Grande Santo... tudo aquilo que ele...
Frag.1 Col 2:
dia de... tudo... terra de... e o mal para...
Frag. 2
...e eles foram batidos por detrás... em frente ao senhor
Col. 1
...e com o semear... nem mesmo o mistério de mal que... o mistério que
Col. 2.[1]
Eu pensei, em meu coração, que a concepção era o trabalho dos que Guardam a gravidez do Único Santo e que pertenceu aos Gigantes [2]... e meu coração estava perturbado por isto... Eu, Lamech, virei-me para minha esposa Bitenosh e disse... Me jure pelo Deus Altíssimo, Grande Senhor, Rei do Universo [3] ...os filhos dos céus, para que tu me contes verdadeiramente tudo, se... Tu me falarás sem mentiras... Então Bitenosh, minha esposa falou severamente e chorou... e disse: Oh meu irmão e senhor' Lembre-se de meu prazer... o tempo de amor, ofegante (?). Eu lhe contarei verdadeiramente tudo... e então meu coração começou a doer... Quando Bitenosh percebeu que meu humor tinha mudado... Então ela reteve sua raiva e disse-me: Oh meu senhor e irmão! Lembre-se de meu prazer. Eu juro-te pelo Grande Santo, o Rei do céus... Que esta semente, gravidez, e plantação de frutas vem de ti e não de um estranho.. Guarda, ou filho do céu... Por que sua expressão mudou e seu espírito se entristeceu... Eu falo honestamente contigo... Então eu, Lamech, fui para meu pai.. Matusalém, e lhe contei tudo de forma que ele soubesse a verdade porque lhe gostam bem... e ele é bem com o Único Santo e eles compartilham tudo com ele. Matusalém foi a Enoque para descobrir a verdade... ele. E ele foi para Parvaim onde Enoque vivia... Ele disse-lhe. Oh meu pai e senhor, a quem eu... Eu lhe falo! Não se ire porque eu vim aqui a ti... temo diante de ti...
Col 3
Porque nos dias de Jared, meu pai... [4]
Col 5
Enoque... não dos filhos do céu, mas de Lamech seu filho... Eu lhe falo agora... e eu revelo a ti... Vá contar a seu filho Lamech... Quando Matusalém ouviu isto... E com o seu filho Lamech, falou... Agora quando eu, Lamech, ouvi estas coisas... O qual ele saiu de mim
Col 6 [5]
Eu me privei de injustiça e no útero de minha mãe que me concebeu eu procurei verdade. Quando eu emergi do útero de minha mãe, eu vivi todos meus dias em verdade e andei no caminho de verdade eterna. E o Único Santo estava comigo... na verdade de meus caminhos passei a me advertir de... da mentira que conduz à escuridão... Eu suportei meus lombos com a visão de verdade e da sabedoria... caminhos de violência. Então, eu Noé me tornei um homem que agarrado à verdade e preso... Eu tomei Amzara, sua filha como minha esposa. Ela concebeu e me nasceram três filhos e filhas. Eu levei as esposas da família de meu irmão para meus filhos, e eu dei minhas filhas a meus sobrinhos de acordo com a lei do preceito eterno que o Altíssimo ordenou aos filhos dos homens. E em meus dias, quando de acordo com meu cálculo... tinham sido completados dez jubileus, o tempo veio para meus filhos levarem as esposas para si... céu, eu vi em uma visão e me foi explicado e feito conhecidas as ações dos filhos do céu e... os céus. Então eu ocultei este mistério em meu coração e não o expliquei a ninguém. ...para mim e um grande e... e em uma mensagem do Santo... e ele falou comigo em uma visão e ele se levantou antes de mim... e a mensagem do Grande Santo convocou-me: "A ti dizem eles, Oh Noé,..." e eu considerei toda a conduta dos filhos da terra. Eu soube e expliquei tudo... duas semanas. Então o sangue que os Gigantes tinham derramado... Eu estava à vontade e esperei até... o santo com as filhas do homem... eu Noé, achei graça, grandeza e por minha vida inteira eu me comportei justamente... eu, Noé, um homem...
Col. 7
Deus falou para Noé que ele regeria sobre a terra e os mares e tudo que eles cercam. Noé estava jubiloso com a ideia.
Col. 10
A arca descansou sobre o monte Ararat (Hurarat). Noé expiou pela terra e queimou incenso no altar [6].
Col. 11
Deus faz um pacto com Noé dizendo-lhe que ele não poderia mais comer sangue de qualquer espécie.
Col. 12
Eu coloquei meu arco na nuvem e ele se tornou um sinal para mim na nuvem... a terra... foi revelada para mim nas montanhas [7]... um vinhedo nas montanhas de Ararat...
Depois da inundação Noé e os seus filhos desceram da montanha. Eles viram a devastação difundida na terra. Depois da inundação os filhos de Noé começaram a ter netas [8]. Eles então plantaram na terra e puseram um vinhedo no Monte Lubar que produziu vinho depois de quatro anos: No primeiro dia do quinto ano, havia um banquete no qual o primeiro vinho era bebido. Noé reuniu sua família e eles foram ao altar e agradeceram a deus por tê-los salvo da destruição da inundação.
Col 13[9]
...Eles eram ouro cortante, prata, pedras, e barro e tomaram alguns para si. Eu vi o ouro e prata... ferro, e eles cortaram todas as árvores e levaram algumas. Eu vi o sol, a lua, e as estrelas cortando e levando algumas para si... Eu virei para ver a oliveira e eis que estava se levantando e durante muitas horas... muitas folhas... apareceram nela. Eu vi a oliveira e a abundância de suas folhas... eles se amarraram a ela. Eu estava pasmado pela árvore e suas folhas... os quatro ventos do céu estavam soprando fortemente e eles estavam rompendo e estavam esmagando os ramos da oliveira. O vento ocidental bateu primeiro, derrubando seu fruto e folhas e os espalhando em todos os lugares. Então...
Col 14
...Escute e ouça! Tu és o grande cedro... se levantando diante de ti em um sonho nos topos monteses... verdade. O salgueiro que pula e sobe alto (estes são) três filhos... E o que tu viste, o primeiro salgueiro foi preso ao toco do cedro... e madeira dele... nunca separará de ti. E entre este a posteridade... será chamada... cultivará uma planta maravilhosa.. sempre estará de pé. E o que viste, o salgueiro pegou o toco.. o último salgueiro... parte do seu ramo entrou [10] o ramo da primeira árvore, dois filhos... E o que tu viste, aquela parte do seu ramo entrou no ramo da primeira árvore... Eu expliquei-lhe o mistério...
Col 15
...E tu viste todos eles.. Eles passarão, a maioria dele será má. E isso que tu viste, que um homem veio o sul, com um foice em sua mão, e trazendo fogo com ele... que virá do sul da terra... E eles porão maldade no fogo, um;... E ele deveria vir entre... Quatro anjos... entre todas as nações. E eles vão a toda adoração e sejam confundidos... Eu explicarei honestamente a ti. E eu, Noé acordei de meu sono e o Sol [11].
Col. 16
Noé dividiu a terra entre os seus descendentes... toda a terra do norte até onde... este limite, as águas do Mediterrâneo... o Rio Tina.
Col. 17
Noé dividiu o Oeste da terra, para Asshur, mais adiante até o Tigre. Ele deu a terra de Aram até onde a fonte de.. esta Montanha do Touro, e ele, a cruzou para o oeste até onde.... onde as três partes se encontraram.... Para Arpachshad [12]... Ele deu Gomer [13] uma parte no nordeste do rio Tina... Para Magog [14]...
Col. 19
Eu, Abraão construí e (elevei um) altar (em Betel) e invoquei a deus, orando a ele. Eu fui então para a montanha Santa e para Hebron [15] onde ele viveu durante dois anos. Porque havia escassez na terra de minha família e viajei para o Egito onde o grão era abundante. Eu fui para o outro lado dos ramos do Nilo [16] para entrar no Egito, a terra dos filhos de Cam. Eu tive um sonho sobre uma árvore de cedro e uma palmeira. Quando as pessoas vieram cortar a árvore de cedro, a palmeira contestou, dizendo que eles eram crescidos de uma única raiz. A árvore de cedro foi poupada. Eu fiquei com receio do sonho e contei-lhe à minha esposa. Eu o expliquei como pertenceu a nós contando à Sara que os homens virão à ela e tentarão me matar. Eu a adverti que ela deve contar a todos que eu sou seu irmão para que minha vida possa ser poupada. Ela ficou assustada e não quis ir para Zoan por medo de ser vista. Cinco anos mais tarde [17], conselheiros da corte egípcia e do Faraó de Zoan [18] vieram, depois de terem ouvido as palavras de minha esposa. Eles trouxeram presentes e pediram conhecimento de mim. Eu li a eles do Livro das palavras de Enoque.
Col. 20[19]
Os homens voltam ao Faraó e descrevem as características de Sara: face bonita, cabelo flexível, olhos adoráveis, nariz agradável, rosto radiante [20]. Ele continuou a descrever seus seios bem formados, mãos perfeitas, e tudo mais até seus dedos longos e delicados. Os homens a compararam e a mediram como mais elevada que as virgens e pássaros, e todas as outras mulheres semelhantes. Ouvindo isto, e vendo a Sara, então o Faraó a quis e a levaram para ser sua esposa. Sara me salvou contando ao Faraó que eu era o seu irmão e aquela noite eu e meu sobrinho Ló choramos juntos e rezamos a Deus por justiça [21]. Eu quis que o Senhor se levantasse contra o Faraó e protegesse a Sara. Deus me ouviu e enviou um espírito mau à toda a casa para que impedisse ao Faraó de ter relações sexuais com Sara durante os dois anos que eles estiveram juntos. Ao término dos dois anos, as pestilências e aflições eram tão grandes que os mágicos e curandeiros foram chamados. Eles eram, naturalmente, ineficazes, e todos logo desistiram. Hyrcanos vieram a mim rogando ajuda contra a pestilência porque eu tinha sido visto em um sonho. Eu concordei em ajudar apenas quando minha esposa Sara fosse devolvida a mim. O Faraó ouviu isto e me confrontou, ele perguntou por que eu menti, dizendo que Sara era minha irmã. Ele concordou em devolver Sara e eu exorcizei o espírito mau da casa do Faraó. O Faraó me jurou que não tinha tocado Sara enquanto eles estavam juntos e deu seus presentes de ouro, prata, linho, e roupas púrpura. Sara e eu fomos conduzidos então para fora do Egito. Eu, Sara, Ló e a sua esposa levamos nossos rebanhos e o ouro e a prata que eu recebi [22] e viajamos juntos.
Col. 21
Eu fui para todas as minhas antigas áreas de acampamento até que alcancei Betel, o lugar onde eu construí uma vez um altar, e então eu construí outro e ofereci ofertas queimadas e ofertas de cereal ao Deus Altíssimo, e ali invoquei o nome do Senhor do Universo. Eu louvei o nome de Deus e o bendisse e dei graças ali a Ele por todos os rebanhos e bens e riqueza que ele me deu, pelo bem que ele fez a mim, e porque Ele tinha me devolvido seguramente a esta terra.
Depois deste dia, Ló me deixou por causa do comportamento de nossos pastores. Ele foi morar no Vale do Jordão e levou todos os seus rebanhos consigo. E eu também acrescentei grandemente ao que ele tinha. Ele pastoreou o seu rebanho e continuou movendo até que alcançou Sodoma [23] e comprou uma casa ali, enquanto eu ainda vivia na montanha de Betel. Me aborreci com nossa separação.
Deus veio a mim em um sonho e me disse: Suba a Ramat Hazor [24] que está a norte de Betel, o lugar que estás vivendo agora, e olha ao leste, oeste, sul e para o norte. Olhe para a terra que eu estou te dando a ti e a teus descendentes. Na manhã seguinte subi a Ramat Hazor e olhei para a terra daquela altura, do rio do Egito até o Líbano e Senir [25], e do Grande Mar até Hauran [26], e toda a terra de Gebel [27] à Qadesh [28], e todo o Grande Deserto [29], até o Eufrates e ele me disse: Eu darei toda essa terra para teus descendentes; e eles a herdarão para sempre. Eu multiplicarei teus descendentes como o pó da terra ao qual ninguém pode contar. Seus descendentes serão inúmeros. Levante-se, caminhe ao redor, vá "ver quanto tempo e quão amplo é, porque eu dar-te-ei a ti e a teus descendentes depois de ti, para sempre.
Então eu, Abraão, saí para viajar em um circuito para inspecionar a terra. Eu comecei o circuito no rio Gihion [30], eu fui ao longo do Mar Mediterrâneo até que eu alcancei a Montanha do Touro [31], eu circulei da costa deste grande mar de água salgada de rio, margeando a Montanha do Touro, e continuou para o leste pela sua amplitude até que cheguei ao rio de Eufrates. Eu viajei ao longo do Eufrates até que eu cheguei ao mar vermelho no leste, de onde eu segui a costa do Mar Vermelho até que eu cheguei a um ramo deste [32], sobressaindo do Mar Vermelho. De lá eu completei o circuito, movendo-me para o sul até chegar ao Rio de Gihon. Então eu voltei para casa em segurança e descobri que tudo estava bem com meus homens. Então eu fui e me estabeleci próximo aos carvalhos de Mamre [33] que está a nordeste de Hebron. Lá eu construí um altar e ofereci ofertas queimadas e uma oferta de cereais ao Deus Altíssimo. Ali comi e bebi, eu e todos os homens de minha casa, e convidei a Mamre, Arnem, e Eshkol, três irmãos Amoritas e meus amigos. Eles comeram e beberam junto comigo. Antes dos dias de Chedorlaomer, o rei de Elam, Amraphel, o rei de Babilônia, Arioch, o rei da Capadócia [34], e Tidal o rei de Goiim [35] que está entre os dois rios que vinham. Eles tinham feito guerra contra Bera, o rei de Sodoma, Birsha, o rei de Gomorra, Shinab, o rei de Admah, Shemiabad, o rei de Zeboim, e o rei de Bela. Todos estes formaram uma aliança para batalhar no Vale de Sidim. Agora o rei de Elam, e os reis com ele provaram ser mais forte que o rei de Sodoma e impuseram-lhe tributo. Por mais de doze anos eles continuaram pagando o tributo ao rei de Elam, mas no décimo terceiro eles se rebelaram contra ele. Assim o décimo quarto ano no rei de sairão de Elam com todos os seus aliados, e eles subiram pelo caminho do deserto [36]. Eles golpearam e saquearam a começar pelo Eufrates. Eles continuaram a golpear Rephaim que estava no Asteroth - Kernaim [37], o Zumzammin que era Aman, o Emim [38] que estava em Shaveh — Hakerioth, e o Horites que estava na montanha de Gebal — até que alcançassem El — Paran, no deserto. Eles devolveram... em Hazazontamar [39]. O rei de Sodoma saiu para encontrá-lo, junto com o rei de Gomorra, Admah, Zeboim e o rei de Bela. Eles se ocuparam da batalha no vale de Sidim contra Chedorlaomer, e os aliados que estavam com ele. O rei de Sodoma foi derrotado e pôs-se em fuga enquanto o rei de Gomorra caiu nas covas... O rei Elam saqueou toda a propriedade de Sodoma e de Gomorra e capturaram Ló. FIM.




NOTA:  Os livros e Evangelhos Apócrifos não são aceitos como verdadeiros pela Igreja e não são inspirados pelo Espírito Santo, alguns chegam a contém heresias, falsas doutrinas que contradizem a Fé e a Verdade Revelada, MAS NEM TODOS, entretanto não são de inspiração divina. Ficarão publicados neste blog apenas para informação de leitura, e como fonte para achar em pesquisa todos estes escritos apócrifos. Só no dia 23 de maio de 2013 foram publicados neste blog os seguintes livros APÓCRIFOS E PSEUDO-EPÍGRAFOS DA BÍBLIA:

PARTE I
TEXTOS JUDAICOS E PSEUDO-EPÍGRAFOS
(1)   Primeiro Livro de Adão e Eva (O Conflito de Adão e Eva com Satanás)
(2) O Segundo Livro de Adão e Eva
(3) Livro dos Segredos de Enoque
(4) Livro da Ascenção de Isaías
(5) Conto dos Patriarcas
(6) O Martírio de Isaías
(7) Melchizedek
(8) Narração do Dilúvio da Epopéia de Gilgamesh (Relato Babilônico)
(9) O Testamento de Abraão
(10) A Assunção de Moisés
(11) Caverna dos Tesouros
(12) Livro de Enoque (I Enoque)
Primeira Parte: O Livro dos Anjos
As Viagens de Enoque
Segunda Parte - As Alegorias
Terceira Parte
Quarta Parte
Quinta Parte
Final do livro
(13) Testamento dos Doze Patriarcas
1. Testamento de Rubén - Da Intenção
II. O Testamento de Simeão - Da Inveja
III. Testamento de Levi - Do sacerdócio e da presunção
Testamento mais antigo de Levi - Fragmento aramaico 
IV. Testamento de Judá - Da valentia, da cobiça material e da luxúria
V. Testamento de Issachar - Da simplicidade
VI. Testamento de Zebulon - Da compaixão e misericórdia
VII. Testamento de Dan - Da raiva e da mentira
VIII. Testamento de Nephtali - Da bondade
VIII. Testamento de Nephtali - Segundo a crônica hebraica de Jerchmeel 
IX. Testamento de Gad - Do ódio
X. Testamento de Aser - Do duplo aspecto da maldade e da virtude
XI. Testamento de José - Da castidade
XII. Testamento de Benjamim - Da reta intenção
(14) O Hino da Pérola
(15) Sobre a Origem do Mundo
(16) O Livro dos Jubileus

PARTE II
(17) Livro da Infância do Salvador
(18) A História de José, o Carpinteiro
(19) Evangelho Árabe da Infância
(20) Excertos do Evangelho Armênio da Infância
(21) José e Asenath
(22) Evangelho Pseudo-Mateus da Infância (O Livro Sobre a Origem da Abençoada Maria e a Infância do Salvador - Apócrifo Cristão)
(23) Evangelho Pseudo-Tomé (Narrações sobre a Infância do Senhor, por Tomé, Filósofo Israelita)

PARTE III
EVANGELHOS
(24) Proto-Evangelho de Tiago (Natividade de Maria)
(25) Evangelho de Nicodemus (Atos de Pilatos)
(26) Descida de Cristo ao Inferno (Versão Grega)
(27) Descida de Cristo ao Inferno (Versão Latina)
(28) Evangelho de Bartolomeu (Tradução da Versão Latina)
(29) Evangelho de Pedro
                - A Infância de Cristo segundo Pedro
(30) - A Crucificação de Cristo segundo Pedro
(31) Evangelho Segundo Tomé, o Dídimo
(32) Excertos do Evangelho de Maria
(33) Agrapha Extra-Evangelho
(34) Evangelho Segundo Felipe
(35) O Evangelho da Verdade
(36) O Evangelho de Valentino

PARTE IV
EPÍSTOLAS
(37) Ciclo de Pilatos
Retrato de Jesus
Carta de Lentulus Publius, de Jerusalém, ao Imperador Tibério César
Retrato do Salvador (Nicephorus Calixtus)
Carta de Pôncio Pilatos Dirigida ao Imperador Romano Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo
Carta de Tibério a Pilatos
Relatório do Governador Pilatos Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo, Enviado a César Augusto em Roma
Correspondência entre Pôncio Pilatos e Herodes
Carta de Pilatos a Herodes
Carta de Herodes a Pilatos
Julgamento e Condenação de Pilatos
Morte de Pilatos, o que Condenou Jesus
Sentença Dada por Pôncio Pilatos Contra Nosso Senhor Jesus Cristo
A Vingança do Salvador
   (38) Declarações de José de Arimatéia, Aquele que reclamou o Corpo do Senhor, e que contem a Causa dos dois Ladrões
   (39) Cartas do Senhor  
Cópia da Carta que o Rei Abgaro escreveu a Jesus e que lhe enviou a Jerusalém por Intermédio do Mensageiro Hannan
Resposta que Enviou Jesus ao Rei Abgaro pelo Mensageiro Hannan
Resposta de Jesus - (Segundo Versão de Louis de Dieu)
Ditames que acompanharam a resposta de Jesus (Segundo o Manuscrito Árabe da Biblioteca de Leyden)
Discurso Sobre o Domingo (Dia Santo do Senhor Entre Todos os Outros, em que Jesus Cristo, Nosso Deus e Senhor, Ressuscitou Dentre os Mortos, Abençoe, Senhor)
   (40) Apócrifos da Assunção - Livro de São João Evangelista (o Teólogo), Tratado de São João, o Teólogo, Sobre a Passagem da Santa Mãe de Deus
   (41) Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria (Narração Erroneamente Atribuída a José de Arimatéia)
   (42) Didaché - O Ensino dos Doze Apóstolos (Fim do primeiro século)

PARTE V
APOCALIPSES
(43) Apocalipse de Baruch
(44) Apocalipse de Adão
(45) Apocalipse de Abraão
Parte I - A Narrativa
Parte II
(46) Apocalipse de Moisés
(47) Apocalipse de Elias (seqüência do Apocalipse de Sofonias, Cap. 18,6)
(48) Apocalipse de Pedro
(49) Apocalipse de Tomé
FIM

EIS A LISTA COMPLETA DOS ESCRITOS APÓCRIFOS

ANTIGO TESTAMENTO

1.    Apocalipse de Adão
2.    Apocalipse de Baruc
3.    Apocalipse de Moisés
4.    Apocalipse de Sidrac
5.    As Três Estelas de Seth
6.    Ascensão de Isaías
7.    Assunção de Moisés
8.    Caverna dos Tesouros
9.    Epístola de Aristéas
10. Livro dos Jubileus
11. Martírio de Isaías
12. Oráculos Sibilinos
13. Prece de Manassés
14. Primeiro Livro de Adão e Eva
15. Primeiro Livro de Enoque
16. Primeiro Livro de Esdras
17. Quarto Livro dos Macabeus
18. Revelação de Esdras
19. Salmo 151
20. Salmos de Salomão (ou Odes de Salomão)
21. Segundo Livro de Adão e Eva
22. Segundo Livro de Enoque (ou Livro dos Segredos de Enoque)
23. Segundo Livro de Esdras (ou Quarto Livro de Esdras)
24. Segundo Tratado do Grande Seth
25. Terceiro Livro dos Macabeus
26. Testamento de Abraão
27. Testamento dos Doze Patriarcas
28. Vida de Adão e Eva

NOVO TESTAMENTO

1.    A Hipostase dos Arcontes
2.    (Ágrafos Extra-Evangelhos)
3.    (Ágrafos de Origens Diversas)
4.    Apocalipse da Virgem
5.    Apocalipse de João o Teólogo
6.    Apocalipse de Paulo
7.    Apocalipse de Pedro
8.    Apocalipse de Tomé
9.    Atos de André
10. Atos de André e Mateus
11. Atos de Barnabé
12. Atos de Filipe
13. Atos de João
14. Atos de João o Teólogo
15. Atos de Paulo
16. Atos de Paulo e Tecla
17. Atos de Pedro
18. Atos de Pedro e André
19. Atos de Pedro e Paulo
20. Atos de Pedro e os Doze Apóstolos
21. Atos de Tadeu
22. Atos de Tomé
23. Consumação de Tomé
24. Correspondência entre Paulo e Sêneca
25. Declaração de José de Arimatéia
26. Descida de Cristo ao Inferno
27. Discurso de Domingo
28. Ditos de Jesus ao rei Abgaro
29. Ensinamentos de Silvano
30. Ensinamentos do Apóstolo Tadeu
31. Ensinamentos dos Apóstolos
32. Epístola aos Laodicenses
33. Epístola de Herodes a Pôncio Pilatos
34. Epístola de Jesus ao rei Abgaro (2 versões)
35. Epístola de Pedro a Filipe
36. Epístola de Pôncio Pilatos a Herodes
37. Epístola de Pôncio Pilatos ao Imperador
38. Epístola de Tibério a Pôncio Pilatos
39. Epístola do rei Abgaro a Jesus
40. Epístola dos Apóstolos
41. Eugnostos, o Bem-Aventurado
42. Evangelho Apócrifo de João
43. Evangelho Apócrifo de Tiago
44. Evangelho Árabe de Infância
45. Evangelho Armênio de Infância (fragmentos)
46. Evangelho da Verdade
47. Evangelho de Bartolomeu
48. Evangelho de Filipe
49. Evangelho de Marcião
50. Evangelho de Maria Madalena (ou Evangelho de Maria de Betânia)
51. Evangelho de Matias (ou Tradições de Matias)
52. Evangelho de Nicodemos (ou Atos de Pilatos)
53. Evangelho de Pedro
54. Evangelho de Tome o Dídimo
55. Evangelho do Pseudo-Mateus
56. Evangelho do Pseudo-Tomé
57. Evangelho dos Ebionitas (ou Evangelho dos Doze Apóstolos)
58. Evangelho dos Egípcios
59. Evangelho dos Hebreus
60. Evangelho Secreto de Marcos
61. Exegese sobre a Alma
62. Exposições Valentinianas
63. (Fragmentos Evangélicos Conservados em Papiros)
64. (Fragmentos Evangélicos de Textos Coptas)
65. História de José o Carpinteiro
66. Infância do Salvador
67. Julgamento de Pôncio Pilatos
68. Livro de João o Teólogo sobre a Assunção da Virgem Maria
69. Martírio de André
70. Martírio de Bartolomeu
71. Martírio de Mateus
72. Morte de Pôncio Pilatos
73. Natividade de Maria
74. O Pensamento de Norea
75. O Testemunho da Verdade
76. O Trovão, Mente Perfeita
77. Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria
78. Pistis Sophia
79. Prece de Ação de Graças
80. Prece do Apóstolo Paulo
81. Primeiro Apocalipse de Tiago
82. Proto-Evangelho de Tiago
83. Retrato de Jesus
84. Retrato do Salvador
85. Revelação de Estevão
86. Revelação de Paulo
87. Revelação de Pedro
88. Sabedoria de Jesus Cristo
89. Segundo Apocalipse de Tiago
90. Sentença de Pôncio Pilatos contra Jesus
91. Sobre a Origem do Mundo
92. Testemunho sobre o Oitavo e o Nono
93. Tratado sobre a Ressurreição
94. Vingança do Salvador
95. Visão de Paulo

ESCRITOS DE QUMRAN

1.    A Nova Jerusalém (5Q15)
2.    A Sedutora (4Q184)
3.    Antologia Messiânica (4Q175)
4.    Bênção de Jacó (4QPBl)
5.    Bênçãos (1QSb)
6.    Cânticos do Sábio (4Q510-4Q511)
7.    Cânticos para o Holocausto do Sábado (4Q400-4Q407/11Q5-11Q6)
8.    Comentários sobre a Lei (4Q159/4Q513-4Q514)
9.    Comentários sobre Habacuc (1QpHab)
10. Comentários sobre Isaías (4Q161-4Q164)
11. Comentários sobre Miquéias (1Q14)
12. Comentários sobre Naum (4Q169)
13. Comentários sobre Oséias (4Q166-4Q167)
14. Comentários sobre Salmos (4Q171/4Q173)
15. Consolações (4Q176)
16. Eras da Criação (4Q180)
17. Escritos do Pseudo-Daniel (4QpsDan/4Q246)
18. Exortação para Busca da Sabedoria (4Q185)
19. Gênese Apócrifo (1QapGen)
20. Hinos de Ação de Graças (1QH)
21. Horóscopos (4Q186/4QMessAr)
22. Lamentações (4Q179/4Q501)
23. Maldições de Satanás e seus Partidários (4Q286-4Q287/4Q280-4Q282)
24. Melquisedec, o Príncipe Celeste (11QMelq)
25. O Triunfo da Retidão (1Q27)
26. Oração Litúrgica (1Q34/1Q34bis)
27. Orações Diárias (4Q503)
28. Orações para as Festividades (4Q507-4Q509)
29. Os Iníqüos e os Santos (4Q181)
30. Os Últimos Dias (4Q174)
31. Palavras das Luzes Celestes (4Q504)
32. Palavras de Moisés (1Q22)
33. Pergaminho de Cobre (3Q15)
34. Pergaminho do Templo (11QT)
35. Prece de Nabonidus (4QprNab)
36. Preceito da Guerra (1QM/4QM)
37. Preceito de Damasco (CD)
38. Preceito do Messianismo (1QSa)
39. Regra da Comunidade (1QS)
40. Rito de Purificação (4Q512)
41. Salmos Apócrifos (11QPsa)
42. Samuel Apócrifo (4Q160)
43. Testamento de Amran (4QAm)

OUTROS ESCRITOS

1.    História do Sábio Ahicar
2.    Livro do Pseudo-Filon


(Publicado por Luxã Nautilho)


Postar um comentário

V

Flag Counter